Reflexos da LGPD nas entrevistas de emprego: Qual a finalidade dos seus dados?
Postado em 18 de março de 2022
Compartilhar
A- A A+

Quando as empresas abrem vagas para novos colaboradores é comum o recebimento de diversos currículos de candidatos interessados no posto. Naturalmente, há uma análise prévia de perfis analisando quem melhor se encaixa às exigências da função. Uma vez que a maioria dos currículos seguem uma livre construção (o candidato constrói como acha conveniente), as empresas podem receber uma grande quantidade de informações pessoais de seus candidatos e tais informações devem ser tratadas conforme a Lei.

Logo, a empresa deve ser transparente sobre o uso e, se ocorrer, o compartilhamento desses dados com terceiros, assim como a forma de descarte adequado desses dados após todas as etapas da seleção. Ainda, em caso de retenção do currículo para um banco de currículos, a empresa deve solicitar ao candidato seu consentimento, justificando a necessidade e finalidade - explicitamente descritas na sua política de privacidade - do armazenamento de seus dados.

Dúvidas sobre a LGPD ou sobre como adequar sua empresa? Entre em contato conosco por um de nossos canais de atendimento.

Fonte:
Fotos