Como funciona um ataque de ransomware?
Postado em 04 de fevereiro de 2022
Compartilhar
A- A A+

Ransomware é um tipo de software malicioso que infecta computadores e dispositivos móveis, restringindo o acesso a arquivos, sistemas ou redes. Para que esses dados sejam liberados, muitas vezes, os cibercriminosos exigem pagamentos em criptomoedas, como o Bitcoin.

Na maioria dos casos, a infecção por ransomware ocorre quando o usuário abre anexos de e-mail suspeitos, clica em anúncios e links ou, até mesmo, ao visita sites que contêm o malwares em seus códigos.

Dessa forma, assim que o código é carregado em um dispositivo, o ransomware bloqueia os acesso a dados e arquivos armazenados na máquina.

Algumas versões mais ameaçadoras podem criptografar arquivos e pastas em unidades locais (HDs), unidades remotas (mapeadas de outros computadores) e unidades removíveis (pen drives, HDs externos, etc.).

Para se manter seguro contra esses ataques, é recomendado ter sempre instalados e atualizados softwares de segurança, como antivírus, antispyware, proxies, firewall, entre outros, além de ter uma atenção cuidadosa com sites e anexos de e-mail fraudulentos.
 

Fonte:
Fotos